Rennes-le-Château A VERDADE: O desaparecimento da velha escola RENNIE



Eu sou o que você poderia chamar de Rennie um 'Old School'. Como a maioria dos meus colegas Old Rennies School, meu interesse em Rennes-le-Chateau (RLC) começou com Holy Blood, Holy Grail (HBHG). A idéia de que pode haver um escondido, história alternativa para explicar o mistério da RLC, e talvez até mesmo o arco da história europeia, em geral, capturou a imaginação de muitos leitores. O que nos atraiu para este livro foi que suas hipóteses especulativos pretendia ser a história real, não ficção histórica.
Certamente, o historiador rigoroso pode encontrar muitas reivindicações mal apoiados e implausíveis em HBHG. Como assim, HBHG é seletiva em sua história. A este respeito, inaugurou o infeliz tradição Rennie de olhar para o Teste de Rorschach da arte-história, esoterismo, simbolismo e lore, e, em seguida, ligar o que quer que factóides ressoou com um desejo para o mistério, conspiração, e / ou espiritualidade. No entanto, HBHG poderia, pelo menos, afirmam estar fazendo história na medida em que permaneceu dentro dos limites da possibilidade. Não HBHG não confiar em reencarnação, energia mística, numerologia, visão remota, poderes psíquicos, intercessões espirituais, regressão a vidas passadas, astrologia, a alquimia, adivinhação, Clau, Hieros gamos, correntes telúricas, quantum woo, estrangeiros, Deus, etc. são os seus hipóteses implausível? Talvez. Mas eles são impossíveis? No. HBHG, para todos os seus defeitos, pode, pelo menos, afirmam estar fazendo história.
No entanto, o gênero RLC e região têm tanto sofreu uma grande mudança cultural ao longo das décadas. Quando visitei pela primeira vez RLC, meu companheiro de Rennies foram principalmente os aficionados por história com uma inclinação para a conspiração. Muitos destes Rennies Old School, frustrados pela falta de progresso ou de qualquer tipo de corroboração histórica para o mistério RLC, desde então perdeu o interesse no gênero. Alguns ainda visitar a região por sua beleza natural e fascinante história. Alguns chegam a desfrutar da cultura da nova era que colonizou a região. Alguns ocasionalmente se escondem em fóruns de internet e grupos de discussão assistindo para qualquer coisa além da re-hash de usual de histórias sugestivas, conexões tênues e possibilidades históricas remotos. Para a maior parte, no entanto, Old Rennies escola como eu estão em declínio. Estes dias, o gênero e região estão tomadas por uma nova raça de Rennie que não aspiram aos padrões de pesquisa acadêmica mainstream. Muitas vezes, eles não aspiram mesmo com os ditames da possibilidade histórica, lógica ou metafísica.
Esta nova onda de Rennie acreditam que quando eles estão visitando RLC eles estão visitando um manancial de Magdalenic tradição e sabedoria espiritual repleta de "energia" mística.Infelizmente, porém, há pouca evidência de uma tradição de "energia mística" ou do "Feminino Divino 'específico para RLC antes da chegada desses espíritas não-indígena, da nova era. Sim, os moradores se perguntou o quão Berenger Saunière tornou-se moderadamente rico, mas ninguém nunca me senti a necessidade de invocar "energias místicas '. Mesmo HBHG não invocou este mumbo-jumbo. Isso foi deixado para a mística, espiritualista Rennies que, diante de uma falta completa e absoluta de provas reais para o que eles queriam acreditar, retirou-se para o reino da ilusão auto-gratificante conhecido como "intuição espiritual". Estes Rennies vir a RLC procurando experiências místicas e para a confirmação de tudo o que Madalena de inspiração intuições que já possuem. "Verdade" é mais frequentemente medida por se algo 'ressoa com a sua alma "do que se é historicamente plausível.
 
Sim, HBHG é culpado de desencadeamento e legitimar a noção historicamente improvável que Maria Madalena viveu em ou perto de RLC. Sim, Henry Lincoln panders à invasão de verão de senhoras ansiosos para ouvir qualquer pseudo-verdade e anedota relativa à alegada presença de Maria Madalena (espiritual ou física), em RLC. No entanto, isso não, por si só, explicar o que o gênero se tornou RLC. Para explicar o desaparecimento da Rennie da velha escola ea ascensão da Nova Era Rennie, vou fazer uma série de pontos sobre a natureza da história, verdade e RLCpesquisa 
 
1.  Tenho a suspeita de que os autores de HBHG estavam sendo hipócrita quando escreveu seulivro e que eles realmente não acreditam que sua própria hipótese linhagem. No entanto, a idéia básica por trás HBHG é bastante plausível. Na verdade, é geralmente aceite que a história contada a nós pela Igreja, e por tradição, é em grande parte uma invenção. Historiadores acadêmicos não são intimidados pelo estabelecimento religioso e, como resultado, eles têm feito um trabalho minucioso de capotamento história bíblica e da expondo as tentativas de auto-serviço por parte do Vaticano para reescrever ou obscurecer a história real da igreja. O problema para os crédulos Old Rennies escola como eu, porém, é que há muito pouco na maneira de evidências convincentes de algo particularmente radical ou conspiratório tendo ocorrido sobre Maria Madalena, Jesus, e / ou RLC. Ou a evidência tem sido desde destruídas ou nada como as hipóteses de HBHG já aconteceu. De qualquer modo, neste momento nada de novo está a ser descoberto, nem é provável que seja descoberto. Isto deixou o Rennie Old School desanimado.Muitos, como eu, têm sequer questionou o que consegui-los tão animado em primeiro lugar. Isto leva-me ao meu segundo ponto ...
 
2.  Assim que se o cristianismo tem uma história secreta? Nós já sabemos que a história que nos deram não podia ser verdade. Então, o que se Jesus não morreu na cruz? Nós todos sabemos que ele não era realmente um deus ou o filho de um Deus. Então, o que se Jesus teve filhos com Maria Madalena? Então, o que se existem hoje descendentes dessa união? Metafisicamente, biologicamente falando, e estatisticamente, não haveria nada de especial, diferente ou único sobre o seu DNA. Então, o que se Maria Madalena mudou-se para o sul da França? Lotes de pessoas se deslocam para o sul da França. É um lugar agradável. O impacto que essas revelações podem ter é muito superestimada. Nenhum, mas o mais atrasado de se apega religiosos reacionários literalmente e dogmaticamente as histórias da Bíblia e aqueles que são imunes a fatos, provas e argumentação lógica de qualquer maneira. Eles acreditam no que querem acreditar. O que nos leva ao ponto 3, o ponto-chave na mudança de cultura RLC ...
 
3.  As pessoas acreditam no que querem acreditar. Ao mesmo tempo as pessoas educadas respeitada a ideia de que não havia verdade - que havia um 'fato da matéria', um verdadeiro relato histórico - que poderíamos chegar a (ou perto disso) se procedeu de forma lógica, racional forma e permitiu apenas fatos verificáveis ​​e evidências para a discussão. Isto é o que o historiador acadêmico faz e isso é o que Old Rennies Escola aspirava - pensamos que poderia encontrar um "fato da matéria" surpreendente e perturbador culturalmente atrás do mistério de RLC.
 
Fora da academia, no entanto, essa idéia da Verdade foi deslocada por um ceticismo "democrático". Eu chamo-lhe "democrática", porque agora há uma pluralidade de 'verdades'.Muitas vezes ouvimos as pessoas dizendo coisas como "Eu tenho a minha própria verdade" e "Eu posso acreditar que eu quiser". Neste dia e idade, nós nem sequer piscar para esse tipo de declaração louco, mas pense nisso: seria um cientista nunca dizer esse tipo de coisa? Um médico? Um juiz? Seu psiquiatra? Espero que não. Poderíamos todos têm o direito de expressar nossas crenças, mas a verdade não é favorável a este tipo de libertarianismo. Uma pessoa racional sabe que não se pode escolher a acreditar que é verdadeiro eo que não é verdade.Qualquer um se compromete a pesagem da evidência observável real e pensar logicamente e racionalmente ou se tenha perdido o direito de falar da Verdade. No entanto, neste dia e idade, (e particularmente na orgulhosamente ignorante, anti-intelectual, América conservadora), este modo de falar da verdade - uma verdade acessível apenas através racional, investigação lógica - soa como elitismo liberal educado. Como resultado, a verdade tem - 'democraticamente' - tornar-se o que se quer acreditar: Nós agora todos temos nossa própria "verdade".
 
4.  Um problema básico torna difícil resistir a essa "democratização" da verdade: Nós nunca podemos conhecer a Verdade absoluta. Este problema permite que todos os tipos de argumentação cética, particularmente nas áreas de história e religião, os dois campos que se juntam no gênero RLC. Por exemplo, nós nunca podemos saber com certeza o que aconteceu no tempo de Jesus ou, para essa matéria, nos tempos de Plantard, ou Saunière, meu herói RLC pessoal, Ben Hammott. Esta falta de segurança permite um tipo radical de ceticismo a fluência em cada discussão histórica. Como resultado, o teórico da conspiração ou o dogmático religioso ou o pensador wishful sempre pode responder a rigorosa, documentado, argumentação lógica com a seguinte réplica inatacável: "sim, isso é o que a evidência sugere, mas não sabemos ao certo. Talvez essa versão dos acontecimentos foi uma invenção. Talvez o que acreditamos ser real é na verdade uma ilusão. Talvez fosse tudo uma farsa. "Talvez. Mesmo que a probabilidade é infinitesimal, mesmo metafisicamente impossível, há sempre uma possibilidade conceitual que as coisas aconteceram alguns radicalmente outra maneira. Há sempre essa possibilidade ineradicable que as leis da física não segurou, que a lei da não-contradição foi violado, que a realidade tal como a conhecemos é uma ilusão, etc., etc. Talvez Maria Madalena realmente se moveu para a França. Talvez Pierre Plantard realmente servir uma linhagem sagrada. Talvez Ben Hammott realmente fez encontrar o túmulo de Maria Madalena. (Veja Gus Stiver The Truth Behind the Ben Hammott Confissão-Hoax sobre este ponto) Curiosamente, este tipo de ceticismo radical costumava ser o inimigo da religião. Agora é a sua última e única esperança: Talvez Deus realmente criou o nosso mundo. Talvez Jesus realmente transformar água em vinho, em vez de erradicar o sofrimento ea doença. (Vulva estúpido!) E talvez se é realmente para baixo. Quem sabe com certeza? Mesmo a ciência em última análise, deve admitir que se trata de hipóteses, não em fatos. Como resultado, anti-acadêmicos e pensadores ansiosos sempre pode explorar a diferença entre hipótese e uma certeza absoluta. Em última análise, tudo é possível.
 
5.  Adicione a isso um desejo profundo, uma necessidade espiritual, para a vida ser mais do que apenas a satisfação das necessidades materiais. Quem não deseja que havia alguma dimensão espiritual mais profunda de existência? Quem não deseja que suas relações pessoais eram mais como alguns Magdalenic ideal de 'Hieros Gamos'? Bem, não há nenhuma prova absoluta contra ela e, além disso, é um país livre. Por isso, Maria Madalena viveu em uma caverna perto RLC.Portanto, a energia espiritual de Maria Madalena permeia RLC. Portanto, eu sou a reencarnação de Maria Madalena e eu estou indo para organizar um grupo de passeio para o sul da França. Ai na Rennie Old School que pensou que poderia haver alguma plausível histórico "fato da questão 'por trás do mistério RLC,.
 

Talvez os autores de HBHG pensei que eles estavam fazendo história legítima.Inconscientemente, porém, eles legitimado toda uma tradição de intuitionism Nova Era centrada em RLC. Como resultado, muitos Rennies velha escola deixaram o gênero. Alguns chegam a culpar HBHG para transformar RLC em um circo e para transformar o gênero em território de fautor hoax prime. Eu não sou um deles no entanto. Sim, o mistério RLC é, às vezes, ridiculamente absurdo. Mas eu não acho que devemos responsabilizar os autores de HBHG. Eu acho que devemos culpar os pontos 3, 4 e 5. Isso quer dizer, eu acho que devemos culpar a abordagem cética "democrática" a "verdade" que permeia modernidade. E eu acho que nós deveríamos culpar um estilo de vida moderno, materialista que deixa muitos de nós sensação de vazio e saudade para a Madalena. Em outras palavras, se não fosse RLC e do Priorado de Sião, que teria sido (e é) algum outro lugar e alguma outra organização secreta. HBHG tem suas falhas. Ao contrário de muitos New-Age Rennies no entanto, Henry Lincoln, HBHG, eo Rennie Old School foram, pelo menos, tentar fazer história real.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial