Entre as suas conclusões são as seguintes:
- Jesus era um discípulo de João Batista, e que os ensinamentos religiosos de João estavam, essencialmente, na religião de mistério egípcia de Isis-Osíris-Horus.
- Jesus foi iniciado dentro do círculo interno de João Batista, mas não foi selecionado para sucedê-lo. Pelo contrário, foi Simão Mago, que foi escolhido como sucessor de João Batista.
- Maria Madalena foi ritualizada, teve uma a relação sexual "sagrada" com Jesus, de acordo com suas crenças religiosas, e como seu iniciador nos mistérios sagrados tinha uma relação igual a Jesus.
- Política e religião eram sinônimos no antigo Israel, e Jesus era um concorrente político astuto e agressivo contra João.
- O grupo de Jesus pode ter sido responsável pela morte de João Batista.
- Os discípulos de Jesus não foram iniciados nos mistérios internos de seus ensinamentos.
- O termo Cristo tinha um significado diferente para os participantes do drama bíblico do que hoje em dia. Àqueles no círculo de João Batista teriam referido a todos os que foram batizados e iniciados no seu sistema arcano de crenças.
- Inúmeras imagens e histórias do Novo Testamento canônico estão em adaptações realidade daqueles encontrados em outras tradições religiosas, e não são únicos.
- Jesus é um em uma linha de nascimento, morte e ressureição de deuses, que compartilham muitas características semelhantes.